quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como escolher as cores para seu apartamento ou sua casa?



Uma dúvida do que a gente tem é saber qual a cor do momento? Qual a cor que está se usando mais? Qual a tendência das cores para este ano? 
O mais importante do que isso é entender qual é a sua cor de preferência?
Porque você vai pintar o ambiente de sua casa, e é importante que você se sinta tranquila, confortável, acolhida dentro dos ambientes que você decora.
Uma das primeiras coisas que a gente deve procurar e verificar no ambiente, é saber que já tem ou existe uma cor no local. Por exemplo, quais são as cores do piso? Qual a cor que tenho no sofá, quais os objetos que possuem uma determinada cor? Quais as cores dos tecidos, das esquadrias e portas nos ambientes? Que tipo de iluminação possuo no local? E isso tudo vai fazer uma grande diferença, porque quando a gente escolhe uma cor, a gente sempre pensa em uma harmonia e no equilíbrio do ambiente. Existem mais de 3 mil cores no mercado, sempre é bom consultar um profissional, pois além de você, ele vai poder lhe ajudar a dar um equilíbrio na harmonia das cores escolhidas com as cores que existem nos locais.
Assim, com as cores adquiridas, poderemos assim combinar as cores e que ele tenham a personalidade dos donos ou de quem vai conviver no dia a dia no local.

A COR CERTA PARA CADA AMBIENTE

Qual a cor certa para cada ambiente? Bem! Na verdade a gente pode escolher qualquer cor pra qualquer ambiente, mas vai depender muito da tonalidade e da harmonia das cores. Vou expor um exemplo Sala de estudos nesta imagem.




Nesta sala de estudos, a cor amarelo em um móvel é super legal, porque? Porque o amarelo é uma cor que dá bastante energia. Então se você tem um ambiente que não é muito bem iluminado, trazer um pouquinho da luz do sol pra esta sala de estudos a gente pode usar o amarelo. Outro exemplo; Quando a gente fala de harmonia como é que a gente vai combinar as cores? Por exemplo, a cor laranja combina com o roxo? O laranja combina com o verde? Combina! Depende da tonalidade, sendo assim, eu posso combinar cores com alto contraste, posso combinar cores do mesmo tom e por aí vai.

ESCOLHA DE CORES

É importante quando a gente vai à loja escolher uma cor é saber combinar as cores certas para que depois você não tenha problemas. 




USO DAS CORES NEUTRAS

As cores neutras, geralmente combinam com qualquer cor. Um exemplo, um branco com vermelho, um branco com amarelo, um branco com azul, um preto com branco, enfim...Além de poder casar estas cores, elas também não interferem com o ambiente mais clean por exemplo.


APARTAMENTO OU CASA COM CRIANÇAS

Uma área onde tem sempre uma criança brincando, é legal escolher uma tinha que possa ser lavável, a Suvinil por exemplo, possui uma tinta chamada tinta limpa fácil, que remove mancha de baton, Ketchup, você deixa a criança explorar mais o seu ambiente, sem ter a preocupação de estar limpando logo a parede. 




TIPO DE TINTA DE ACORDO COM A PAREDE

Se você tem uma parede que ela não está muito perfeita, ela não está muito bem nivelada, o melhor seria se você usar uma tinta fosca porque ela disfarça mais as imperfeições. Agora se você tem uma parede muito perfeita sem interferências, aí você pode usar uma tinta acrílica semi brilho, ou toque de seda, toque aveludado. O toque de seda é bom, porque ele dá um acabamento acetinado o que dá um tom de sofisticação, o que para mim é bem legal.

EFEITOS NA PAREDE

Cada vez mais, os profissionais procuram decorar as paredes com outros efeitos então muitos usam efeitos de linho, efeito de jeans, palha, metal e que podem ser explorador também na parede. 

CORES E ILUMINAÇÃO

Numa loja, geralmente temos aquela lâmpada fluorescente de uso comercial, e em casa muitos usam aquela lâmpada incandescente ou amarelada (o de vapor de sódio), E quando a gente escolhe uma cor, com o tipo de luz e um outro tipo de luz que existe ou que você vai colocar em sua casa ou em seu apartamento, pode dar uma diferença e também uma diferença de percepção da cor. É importante sempre fazer um teste, por exemplo a Suvinil tem um color teste, que você compra um frasquinho menor, que é o suficiente para pintar 1 m², aí você escolhe a cor, faz um color teste, vai na sua casa e pinta um pedaço da parede e aí você vai poder ver a cor com a luz que você tem, com os móveis que você tem e com outros objetos que você possui. Assim, você consegue perceber melhor o resultado final.


Agora, você pode ir até a sua casa e escolher aquela parede ou o ambiente na qual você deseja trazer mais harmonia e mais equilíbrio para dentro de sua casa. 

Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário