terça-feira, 7 de maio de 2013

COMO ORGANIZAR UM GUARDA ROUPAS PEQUENO?





Está em pânico porque abriu seu guarda roupa e foi soterrado por dezenas de roupas e objetos não identificados? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a sair dessa enrascada!
Quem possui um guarda roupa pequeno, geralmente tem pouco espaço no próprio quarto, o que dificulta um pouco na hora de organizar. Por esse motivo, vamos ensinar não só a organizar o próprio armário de roupas, mas sim, o quarto como um todo. O que envolve a roupa suja (SIM, você vai ter sim que dar um jeito nela), envolve seu senso de organização como um todo e principalmente seu comprometimento com seu quarto.
Os princípios de organização de um guarda roupa são:
  • Padrão: dobrar as peças do mesmo jeito. Ou seja, todas as calças jeans do mesmo jeito, todas as blusas do mesmo jeito, todos os shorts do mesmo jeito e assim por diante.
  • Cabides: eles devem ser iguais e estar todos no mesmo sentido: para dentro ou para fora, isso fica a seu critério. Mas o básico é serem todos iguais para ficar mais organizado ainda.
  • Objetos: tente deixar o que não for roupa de fora do guarda-roupa. Isso porque se ele já é pequeno, precisa comportar as peças de roupa de forma organizada e funcional. Colocar acessórios de maquiagem, de higiene pessoal e sapatos além de tomar espaço polui a visão
  • Caixas: encaixote e separe por categorias e identificando com etiquetas o que não vai mais ficar no armário (como sapatos, acessórios, produtos de higiene pessoal) e procure um lugar mais apropriado para esses objetos.
  • Pilhas de roupas: calma. Você vai separar primeiro duas pilhas básicas as de roupa que ficam e das que serão doadas. Sim, doar é a alma do negócio, esvazia e desentulha seu guarda roupas e ajuda quem precisa.
  • Estação: agora é a hora de separar as roupas que ficam por estações. O que for da estação atual fica para ser organizado e o que não for você coloca em caixas ou sacos para roupas e deixa acima do guarda roupa, mas sem se esquecer de uma vez ou outra tirar a roupa e deixá-la tomando sol para não ficar fedendo. Assim, fica mais fácil procurar as roupas que você precisa nos momentos apropriados! 
  • Separando por tipo de peça: mais pilhas. Agora, separe pilha de calças, pilha de blusas, pilha de shorts, pilhas de vestidos e assim por diante!
  • Guardando: arrume as peças que ficam penduradas nos cabides e coloque de volta no guarda-roupa, colocando camisas junto de camisas, calças de calças, e assim em diante (por isso a separação anterior em pilhas por categoria).
  • Cores: ordene sua organização tanto nas gavetas como nos cabides por cores. Fica visualmente mais agradável e facilita encontrar uma roupa na hora do desespero.
  • Gavetas: você pode dobrar as blusas enrolando-as ou convencionalmente, como é feito nas lojas.
  • Gavetas {2}: separe uma gaveta para roupas íntimas e meias, uma para pijamas e sua vida será muito mais fácil.

OUTRAS DICAS:

  1. Instruções

    1. 1. 
      Inicie com uma boa limpeza. Tire todas as roupas e procure limpá-lo com um produto específico. Usar produtos como antimofos, por exemplo, é uma excelente opção. Preserva seu vestuário, principalmente nos dias e estações mais úmidas.

    2. 2.
      Aquelas peças de roupas que você não usa mais, pois saíram de moda ou você simplesmente enjoou delas não devem ficar guardadas. Ocupam um espaço precioso que poderá ser usado para outros fins.
    3. 3.
      As peças de roupas do mesmo estilo, como camisas, vestidos, calças devem sempre ficar devidamente separadas. Um espaço só para camisas, outro só para calças, não se deve misturar tudo.
    4. 4.
      Roupas de malha e algodão que geralmente pouco amassam devem ser dobradas e colocadas nas prateleiras ou em gavetas. Sempre em locais de fácil localização.
    5. 5.
      Os vestidos devem ser sempre pendurados e as roupas confeccionadas com um tecido mais fino devem ficar bem guardadas longe de cabides.
    6. 6.
      Mantenha suas gavetas bem arrumadas. Sua primeira gaveta deve conter as peças mais íntimas. Calcinhas, cuecas, meias, sutiãs. É a sua primeira necessidade.
    7. 7.
      Em sequência coloquem nas gavetas as roupas da estação, logo a seguir as peças de dormir como pijamas e camisolas.
    8. 8.
      Acessórios, bolsas, cintos precisam de um espaço específico. Ficam bem mais fáceis de serem achados se você estiver com pressa.
    9. 9.
      Algumas pessoas preferem organizar suas peças pelas cores. Um espaço só para roupas escuras, outro para estampadas, mas esta regra pode ser dispensada. Você pode perfeitamente como já citamos acima, separar suas roupas por grupo. Seu armário ficará muito bem organizado sem parecer um espaço militar!
    10. 10.
      Sapatos, sandálias, tênis, chinelos devem ficar sempre na parte baixa do armário. De preferência na última prateleira. Em locais bem ventilados e procure limpá-los antes de guardá-los.  Mantém a higiene no armário e nos calçados.
    11. 11.
      Não dobre as saias. Existem cabides próprios para estes tipos de peças e elas estarão sempre prontas para serem vestidas.
    12. 12.
      E não economize nos cabides! Existem pessoas que penduram tantas peças como calças jeans, por exemplo, que os cabides chegam a curvar. Não há necessidade disso. Se você retirar aquelas roupas que não te interessam mais (poderia doá-las), sobrará espaço de sobra no seu armário.

  2. Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e ter um guarda roupas e o quarto infinitamente mais agradáveis de se ficar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário